You are currently viewing STJ decidirá se ex deve pagar pensão para cães após separação do casal

STJ decidirá se ex deve pagar pensão para cães após separação do casal

Nesta terça-feira, 21 de junho, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça – STJ irá analisar um caso que discute o pagamento de pensão para subsistência de animais. No processo em questão, um homem foi obrigado a arcar, junto com a mulher, o necessário para a subsistência digna dos cães. No recurso ao STJ, ele alegou prescrição.

O processo começou a ser julgado em maio, quando o relator, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, votou negando provimento ao recurso. O Ministro Marco Aurélio Bellizze pediu vista, suspendendo a análise.

Os cães foram adquiridos durante a união estável do casal. Ao final do relacionamento, a mulher passou a arcar sozinha com os custos, motivo pelo qual buscou a Justiça.

No recurso especial ao STJ o homem alega que a lide versa sobre pensão alimentícia de animais de estimação, tendo em vista que trata de prestações periódicas assim como ocorre nos alimentos, e por isso, deve ser aplicada a prescrição de dois anos.

O Resp foi inicialmente inadmitido, mas em decisão monocrática, o Ministro Cueva deu provimento a agravo e determinou a reautuação com recurso especial para que seja julgado pela Corte.

Acesse o REsp nº 1944228/SP para saber mais.