You are currently viewing STJ admite flexibilização do prazo para comparecimento de testemunhas em casamento nuncupativo

STJ admite flexibilização do prazo para comparecimento de testemunhas em casamento nuncupativo

Em decisão unânime, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça admitiu a flexibilização do prazo para as testemunhas comparecerem perante a autoridade judicial em caso de formalização do casamento nuncupativo. 

Conforme o julgado, que teve relatoria da ministra Nancy Andrighi, o casamento nuncupativo é uma figura de raríssima incidência prática, cuja particularidade é a postergação das formalidades legais indispensáveis à celebração do casamento em virtude da presença de circunstâncias muito excepcionais.

Para o STJ, a observância do prazo de dez dias para que as testemunhas compareçam à autoridade judicial, “conquanto diga respeito à formalidade do ato, não trata de sua essência e de sua substância”. “Consequentemente, não está associado à sua existência, validade ou eficácia, razão pela qual se trata, em tese, de formalidade suscetível de flexibilização, especialmente quando constatada a ausência de má-fé”.

O colegiado entendeu que não é adequado impedir a formalização do casamento apenas por esse fundamento, sem verificar se antes estão presentes os demais requisitos estabelecidos pelo legislador, especialmente àqueles que digam respeito à essência do ato.

Fonte: STJ

Deixe um comentário