Concurso para cartório: como funciona?

Quem deseja ingressar na vida cartorária precisa, antes de mais nada, ser aprovado em concurso público de provas e títulos para outorga de delegações de notas e registros públicos, organizado pelo Tribunal de Justiça do estado. 

Esse tipo de prova é muito concorrido, uma vez que o concurso para cartório é bastante procurado por concurseiros e não há outro meio, senão este, para atuar neste âmbito. 

Além disso, de todas as vagas disponibilizadas, apenas ⅔  é destinado para quem nunca trabalhou na área. 

Mas você sabe como funciona um concurso para cartório? A VKF Educação te explica passo a passo sobre como prestar esse tipo de prova e dá dicas para que você obtenha os melhores resultados. 

Acompanhe para saber mais!

Como funciona o concurso para cartório?

Antes de mais nada, é preciso verificar quais concursos estão abertos, analisar a quantidade de vagas disponíveis e se atentar aos prazos para inscrição e realização da prova. 

Essas informações estão disponíveis no edital de cada concurso, que deve ser lido atentamente para que o candidato esteja ciente de todas as regras envolvidas no processo. 

Os pré-requisitos para a inscrição variam de acordo com a vaga. No caso dos cargos de contínuo de cartório, auxiliar administrativo e auxiliar de cartório, é exigido apenas o ensino fundamental e médio completo. 

Já quem deseja se candidatar a tabelião – cargo mais alto na vida cartorária – precisa ser bacharel em Direito ou ter completado dez anos de exercício de função em cartório.

Além disso, é preciso ter nacionalidade brasileira, estar em pleno exercício dos direitos civis e políticos, ter aptidão física e mental e não ter antecedentes criminais ou cíveis.

No caso dos candidatos do sexo masculino, é preciso também não ter nenhuma pendência com as obrigações do serviço militar.

Na maior parte dos casos, o concurso para cartório é constituído pelas seguintes etapas: prova objetiva; prova escrita e prática; prova oral e exame de títulos.

A prova objetiva, primeira fase, consiste em questões de múltipla escolha sobre as disciplinas dispostas no edital. Essa etapa é eliminatória e não é permitido consultar nenhum tipo de material. 

Na prova escrita e prática, que tem caráter eliminatório e classificatório, o candidato precisa responder a questões discursivas, além elaborar uma dissertação e também peça prática, de acordo com o solicitado. 

Diferentemente da primeira fase, nessa etapa é permitida a consulta a alguns materiais, como a legislação, desde que essa não seja comentada e nem tenha anotações pessoais. 

Também não é possível utilizar obras como apostilas, modelos e formulários que forneçam qualquer tipo de vislumbre de resposta ou vantagem para o candidato.

A terceira fase consiste em uma prova oral, cujo caráter é classificatório. Os candidatos são convocados e devem comparecer presencialmente para responder a perguntas feitas pelos examinadores, tudo de forma oral, sem possibilidade de anotações. 

A ordem dessa arguição é definida por sorteio e ocorre, na maior parte dos casos, de forma individual, com um candidato interagindo apenas com um examinador.

Entretanto, em estados como São Paulo, há uma espécie de rodízio e os candidatos são entrevistados por todos os examinadores presentes. 

Para saber mais sobre como funciona cada etapa do concurso em seu estado, recomenda-se novamente a leitura atenta ao edital.

A última etapa é a prova de títulos, que consiste na apresentação de comprovantes de atividades desenvolvidas pelo candidato, como diploma de graduação e pós-graduação, certificados de prática jurídica, entre outros. 

Cada um dos títulos recebe uma pontuação, que compõe a nota do candidato e, quem soma a melhor nota ao fim de todas as etapas, é chamado para assumir o cargo, também de acordo com os prazos estabelecidos no edital. 

Como ter um bom desempenho no concurso?

Não há fórmula mágica. É preciso estudar – e muito – para ser aprovado em um concurso para cartório. 

Dentre as matérias exigidas nas etapas do concurso estão as disciplinas de registros públicos e notarial, Direito constitucional, administrativo, tributário, civil, processual civil, penal, processual penal, comercial, conhecimentos gerais e língua portuguesa.

Logo, o melhor é se preparar, participando de aulas voltadas para as diferentes etapas do concurso de cartório e que tratem das especificidades de cada uma delas. Assim, o candidato poderá se habituar ao que é exigido. 

Para tudo isso e muito mais, conte com a VFK Educação, que há mais de 20 anos é referência em cursos para concurso de cartório, aprovando milhares de candidatos com os melhores resultados, no menor tempo de estudo. 

Trabalhamos com o melhor corpo docente, com profissionais especialistas na área, oferecendo aulas dinâmicas no formato on-demand, materiais atualizados, simulados, exercícios complementares, mentoria e muito mais. 

Para mais informações, acesse nosso site e confira todos os cursos oferecidos. Em caso de dúvidas, basta chamar nosso atendimento. Será um prazer atender você e te ajudar em sua trajetória!