You are currently viewing Como estudar para o Concurso de Cartório?
Como estudar para o Concurso de Cartório

Como estudar para o Concurso de Cartório?

Você que tem interesse em se preparar para Concurso de Cartório sabe como estudar para ele?

O Concurso de Cartório é dividido em diversas fases, mas cada uma delas requer um tipo de estudo específico.

Na primeira fase que é a prova objetiva não é permitida consulta a livros, anotações ou comentários de qualquer natureza, logo, seu estudo deve ser direcionado para a retenção do conteúdo de médio a longo prazo. Nesta fase, você deve priorizar em seu estudo por bons ciclos de estudo ou cronogramas, além de optar por métodos de estudo ativo como: realizações de questões, flashcards, quadros esquematizados, entre outras técnicas. É imprescindível também fazer a leitura da lei seca já que nas provas muitas vezes é cobrada a literalidade da lei. 

Portanto, seu estudo nesta fase deve ser bem estratégico e objetivo sempre se baseando no perfil da banca e conforme temas de maiores incidências.

Já na segunda fase, que é a prova Escrita e Prática, normalmente, é composta por dissertação e elaboração de peça prática, além de questões discursivas. Nesta fase, o candidato possui direito a consulta à legislação não comentada ou anotada. Diferente da primeira fase, nessa o candidato deve concentrar seus estudos em elaborações de peças práticas, dissertações e questões dissertativas. Assim, você consegue simular como será sua prova, além de treinar muito a dissertação e o raciocínio que você utilizará para elaborar as teses e respostas.

Na terceira fase, que é a prova oral, o seu estudo será totalmente diferente. Nesta fase muitos fatores podem interferir em sua performance como: insegurança, pressão psicológica, medo de falar em público e de ser reprovado. É de suma importância que você trabalhe todos estes pontos, mas além disso, seu estudo deve ser direcionado para o dia da prova, logo é importante que você estude por meio da bancas simuladas e outros métodos que irão te auxiliar a ter uma oratória melhor e ter a capacidade de formular e responder as questões feitas de forma objetiva e rápida.
Por fim, é importante ressaltar que há a prova de títulos que consiste na apresentação dos comprovantes de atividades desenvolvidas pelo candidato.
A cada título, será atribuída uma pontuação, que irá compor a nota final do candidato no concurso. Destacamos que tal pontuação é definida a critério de cada Edital e cada título tem sua própria pontuação. Ademais, esteja ciente que não é obrigatória a prática jurídica para a habilitação no concurso público, mas o tempo de prática poderá contar como título e garantir sua aprovação.