fbpx

Quem pode fazer um concurso público para cartório?

0 Comentários

Nesse artigo você conhecerá informações importantes sobre quem pode fazer um concurso público para cartório e ainda quais os requisitos para poder concorrer a vaga.

Portanto, continue a leitura e confira!

Confira agora o que você precisa saber sobre o concurso público para cartório!

Os concursos de cartórios previstos por Lei possuem uma divisão das vagas que estão abertas (cartórios vagos). As vagas podem surgir por falecimento do titular do cartório, alguma ascensão administrativa, entre outras causas.

Dessa forma, são reunidos todos os cartórios com vagas abertas em determinado estado e assim são separados em dois grupos:

Formas de ingresso:

Ocupar o cartório pela 1º vez.

– Cartórios para provimento (cartórios de ampla concorrência), qualquer pessoa (desde que atenda aos requisitos para o concurso de cartório) podem prestar, sendo já titular de um cartório no estado ou não.

Oficial ou Tabelião que já exerce a titularidade de delegação (2 anos) e quer assumir outro cargo.

– Remoção (cartórios reservados exclusivamente para aqueles que já exercem a atividade naquele estado há pelo menos 2 anos).

Nesse caso, ele pode concorrer nos dois grupos (vagas reservadas e ampla concorrência). Já quem não está nessa condição pode prestar apenas como provimento.

Vagas reservadas para pessoas portadoras de deficiência

Nos concursos públicos de cartório, quando saem as vagas disponíveis, além das separações acima citadas, também são separados os cartórios com vagas para pessoas portadoras de deficiência.

Ou seja, se você deseja prestar um concurso de cartório é necessário estar atento aos grupos em que estão sendo oferecidas as vagas, pois nem todos os concursos você poderá participar.

Quais são os requisitos para a realização do concurso público para cartório?

  • Bacharel em Direito
  • Pessoas que já estão em serventias extrajudiciais há bastante tempo e não são formadas em Direito. Ou seja, se ela tiver 10 anos de atividade nos cartórios extrajudiciais (serviços notariais ou de registros) mesmo que não tenha habilitação em Direito, também pode concorrer mediante a comprovação.
  • Inexistência de antecedentes criminais ou civis incompatíveis com a outorga da Delegação.
  • Ser brasileiro (a) nato (a).
  • Ser aprovado em um concurso público para o cargo, entre outros requisitos.

Dessa forma, considerando as informações sobre quem pode fazer um concurso para cartório, se você se encaixa nesses requisitos, não deixe de saber mais informações sobre o concurso público para cartório através dos cursos para concurso de cartório da VFK Educação!

Saiba mais sobre os cursos para concurso público para cartório da VFK Educação!

Para realizar o concurso público para cartório é preciso estar atento a diversas questões, por este motivo, a melhor forma de se preparar e passar em um concurso de cartório é realizar um curso específico.

No site da VFK Educação você encontra cursos para concurso público para cartório que podem auxiliar você. E não só isso, você encontra no portal artigos jurídicos, jurisprudência, notícias, provas anteriores, outras informações sobre os cartórios, entre outros.

Você também encontra livros e materiais que são importantes nesse processo. Acesse o site https://vfkeducacao.com/ e confira os cursos para cartórios disponíveis!