Concurso para cartório em SP: veja as especificidades da prova

Prepare-se com o curso que mais aprova em Concursos de Cartório no Brasil. Material completo e 100% atualizado. Mentoria. Simulados.

A vida cartorária atrai muitos profissionais da área do Direito e afins por conta da estabilidade profissional e possibilidade de bons ganhos financeiros que oferece. 

Entretanto, para atuar nas posições existentes dentro de um cartório – seja ele do tipo que for – não basta se candidatar e contar com a sorte pois, desde 1988, quem deseja trabalhar neste tipo de estabelecimento precisa ser aprovado em um concurso público.

Por isso, é necessário se debruçar sobre os estudos, que vão desde temas relacionados a conhecimentos gerais, até tópicos específicos, como direito tributário, administrativo e outros mais.

E, embora as provas sejam relativamente similares, os concursos para cartório são organizados pelo Tribunal de Justiça de cada estado, então algumas mudanças podem ocorrer de acordo com a unidade federativa na qual o candidato pleiteia a vaga.

A melhor forma de saber detalhes sobre o formato e a aplicação da prova em seu estado é realizando a leitura atenta do edital, que é disponibilizado antes mesmo da abertura das inscrições.

Neste documento irão constar informações sobre a quantidade de vagas para provimento e remoção, matérias e assuntos cobrados, prazos, valores da taxa de inscrição e demais normas que devem ser seguidas por todos aqueles que realizam a prova. 

Vale também fazer uma pesquisa detalhada sobre edições anteriores do concurso, além de se atentar a mudanças que podem ter ocorrido entre um ano e outro. 

Hoje, a VFK Educação irá te ajudar a entender um pouco mais sobre o funcionamento do concurso público para cartório em São Paulo, um dos mais bem remunerados e concorridos do país. 

Saiba detalhes sobre o andamento da prova e dicas para sair na frente dos concorrentes!

Concurso para cartório em SP: como funciona?

Assim como nos demais estados, quem presta concurso para cartório em São Paulo precisa, antes de mais nada, se encaixar nos seguintes pré-requisitos:

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Ser bacharel em Direito ou ter pelo menos 10 anos de atuação em cartório;
  • Não ter antecedentes criminais e/ou civis;
  • Estar em pleno gozo de seus direitos políticos, sem nenhuma pendência;
  • E, no caso de candidatos do sexo masculino, estar quite com as obrigações militares.

Verificadas todas essas questões, vamos voltar nossa atenção para o andamento da prova. 

O concurso para cartório é dividido em algumas etapas, que podem ter caráter eliminatório ou classificatório. 

A primeira delas é a realização da prova objetiva, que consiste em 100 questões de múltipla escolha divididas entre as disciplinas de língua portuguesa, conhecimentos gerais, registro público e notarial, direito civil, processual civil, penal, processual penal, tributário, comercial, administrativo e constitucional. 

Em seguida, ocorre a prova escrita e prática que, além de eliminatória, é classificatória. 

Nessa etapa, o candidato deve elaborar, em quatro horas, duas questões discursivas, uma peça prática e uma dissertação sobre o tema determinado, que sempre terá a ver com as disciplinas previstas no conteúdo programático. 

Já a peça prática consiste na redação de documento que faça parte da  atividade notarial, como escrituras, atas, editais, registros e certidões, ou ainda em elaborar solução – escrita – para um problema relativo a essas atribuições. 

Nesta etapa é permitido consultar a legislação, desde que esta não tenha nenhum tipo de anotação ou comentário. Para não ser eliminado, é preciso alcançar pelo menos cinco pontos. 

Prova oral: o diferencial do concurso de São Paulo

Também com caráter eliminatório e classificatório, a prova oral deve ser um ponto de muita atenção para os candidatos ao concurso público para cartório em São Paulo. 

Diferente dos demais estados, em São Paulo a arguição não é feita com um candidato por vez, mas sim no formato de rodízio. 

Explicando melhor, no referido estado, seis concorrentes são sorteados a cada rodada e designados a um examinador que, por alguns minutos, irá os entrevistar. 

Ao fim do tempo – indicado pelo soar de um alarme -,  os candidatos do turno trocam de examinador, e isso se repete até que todos os postulantes tenham sido arguidos por todos os indagadores. 

Terminada a primeira leva, mais seis concorrentes são sorteados e assim sucessivamente, até a conclusão.

Etapas finais

Após ser aprovado nas etapas anteriores, o candidato será submetido a um exame de personalidade, cujo objetivo é certificar-se de que o candidato tem aptidões mentais e intelectuais compatíveis com o exercício da função.

Essa avaliação é feita de forma muito cautelosa, uma vez que, para lidar com documentos oficiais e ser uma figura representante da fé pública, é preciso ser qualificado. 

Por fim, ocorre a avaliação de títulos, na qual o candidato deve apresentar comprovantes de uma série de atividades acadêmicas e profissionais, aos quais será atribuída determinada pontuação. 

Alguns exemplos de títulos que podem ser apresentados nesta fase são os certificados de práticas jurídicas e diplomas de mestrado, doutorado, especialização, etc. 

Ao fim de todo o processo, os candidatos com as melhores notas são convocados para assumirem os cargos aos quais se candidataram, lembrando sempre das datas e prazos dispostos no edital. 

Prepare-se para a prova com a VFK Educação!

Como é possível perceber, o concurso para cartório em SP é bastante extenso e exigente, então, para alcançar uma boa colocação, é preciso estudar de forma adequada e, com a VFK Educação, você alcança mais resultados em menos tempo! 

Ao todo, já são mais de 15 mil alunos aprovados com o auxílio de nosso método que apresenta conteúdo atualizado, corpo docente preparado, materiais de apoio, mentoria especializada, exercícios complementares, simulados, 24 horas de interatividade e muito mais. 

Visite nosso site e conheça nossos cursos que, com certeza, farão toda a diferença em sua trajetória. 

Se precisar, entre em contato conosco pela Central de Ajuda, que conta com um time totalmente preparado para atender você e tirar todas as suas dúvidas. 

Conte com a VFK Educação e garanta o melhor!